quinta-feira, 21 de outubro de 2010

(Re) Lançamento do Desafio do Butiquim do PNS - Samba de Partdido versando sobre AMOR


Gente boa gente, segue abaixo algumas ponderações sobre o próximo Desafio do Butiquim do PNS, já lançado e que objetiva a participação de todos(as) que tiverem disposição e criatividade para tal.

Tema: AMOR

Estilo: SAMBA DE PARTIDO

Estamos (re)lançando o Desafio do BUTIQUIM do PNS para 07/11/2.010, o último deste ano e cuja PROPOSTA é apresentar um samba de partido (partido alto), que fale de amor. Entretanto, a composição apresentada não poderá conter as seguintes palavras: AMOR, (EU) TE AMO, (EU) TE QUERO, PAIXÃO, CORAÇÃO, BEIJO E APAIXONADO(A). E solicitamos que as composições nos sejam encaminhadas através de email até 29/10/2.010 para que possamos programar a roda.
Aquele que se dispuser a fazer uma busca sobre o significade do amor, decerto há de ter muito trabalho e deparar-se-á com um universo a desvendar. De início poderá vasculhar os dicionários, compêndios, tratados, livros diversos: impresos e ou virtuais. Dentre estes, p. e., a Wikipédia, a enciclopédia livre, segundo a qual:
"a palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação."
Contudo, sem querer entrar na discussão do que venha a ser o amor segundo as "N" concepções e ou pontos de vista existentes, quando no nosso contexto, o do Butiquim do PNS, pensamos e optamos pelo tema, o fizemos a partir daquilo que é entendido pelo senso comum, a saber: amor romântico, ocidental surgido/criado/inventado no romantismo há mais ou menos 200 anos - sedução homem-mulher, mulher-homem...  E, dentro deste parâmetro, sem mais complicações, é que resolvemos propor a brincadeira.

O pressuposto é o galanteio, a  sedução, a conquista, o floreio, a exaltação, a valorização da pessoa amada... É disso que se trata! O resto é desafeto, ressentimento, desamor e fica para uma outra ocasião, se for o caso.

Curto e grosso, creio que para o compositor é também um execício de colocar-se no lugar de uma personagem criada por ele ou por outrem e, a partir desse ponto de vista virtual, criar uma história qualquer. A idéia é que o artista submeta-se a um desafio. Executar o que se tem pleno domínio não é desafio, a não ser que se crie novas dificuldades; novos obstáculos!

O que configura um samba como partido alto ou samba de partido, para além do ritmo, compasso; da levada singular, é que o partido alto caracteriza-se por um refrão simples ou complexo, criado de momento ou não, e entrecortado por versos improvisados (a estrutura pode variar) seguindo ou não tema pré-estabelecido... E o que difere o samba de partido é que ele não é improvisado nem no refrão e nem nos versos. Um pouco mais de informação pode ser obtida clicando aqui.

Mas o que garante a substância do samba de partido é criá-lo como se estivesse numa roda de partido alto improvisando. O compositor, insisto, tem que ser escritor: cronista, contista, romancista, poeta... um pouco de cada, no mínimo, e ter a capacidade de versar/escrever sobre a realidade, sempre, a partir de fatos verídicos e ou fictícios.
 
Ouça Sambas de Partido Alto com Aniceto do Império versando com outros bambas, clique aqui.
 
Seguem alguns exemplos Clássicos:
 
 
 
 
 
 


Debaixo do meu chapéu (Nei Lopes)
 
E, por hora, é isso!
 
Saudações Sambísticas.

Selito SD.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projeto Nosso Samba comemora 12 anos de vida

Salve salve, Gente boa gente! Neste domingo 17.10.2010 acontecerã a festa em celebração aos 12 anos de resistencia do Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de Osasco e nossos tambores irão bater ressonando bem alto e emanando a energia vital sustentáculo de nossa ancestral Cultura.

A tradicional Roda de Samba que marca a trilha sonora de nssos encontros terá início às 16h e sua presença muito nos honrará e, decerto, mais abrilhantará nosso evento que contará também com a importante presença dos compositores que têm participado do Butiquim do PNS.

Recado dado; convite firmado!

Abraços e...

Saudações Sambística!!!