segunda-feira, 3 de novembro de 2008

AGENDA PNS 2008


Salve gente boa gente do samba e ou simpatizante!

Disponibilizamos abaixo um calendário com os domingos de encontros do PROJETO NOSSO SAMBA e a tradicional Roda de Samba, sempre na Casa de Cultura Afro-Brasileira CASA DE ANGOLA, a partir das 16h00. Atente que a data do próximo encontro estará, sempre na cor vermelha, certo?!? Aguardamos a sua presença.

Um forte abraço e... SAUDAÇÕES SAMBÍSTICAS!!!


Retorno às atividades: 17 de Fevereiro

Próximas Rodas:

Março: dias 02, 16 e 30

Abril: dias 13 (almoço) e 27

Maio: dias 11 e 25

Junho: dias 08 e 22

Julho: dias 06 (almoço) e 20

Agosto: dias 03 (4º Aniversário da Casa de Angola), 17 e 31

Setembro: dia 28 (Aniversário de 10 anos)

Outubro: dias 12 e 26

Novembro: dias 09 e 23 (Última Roda de Samba do ano)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

10º Aniversário do Projeto Nosso Samba (fotos 2)






















Fotos: Jucélia Pereira - set/2008

10º Aniversário do Projeto Nosso Samba (fotos 1)








Fotos: Regyna Santos - set/2008

PARA RENOVAR AS ENERGIAS*

A semana foi sofrida e dura.
Lutamos muito contra as mãos do feitor
Que com gestos, olhares e desprezo,
Fez da minha cor o motivo da dor.

Fico triste quando vejo na rua
Meu irmão sofrendo com fome e sem emprego
E ouço hipócritas dizerem que vivem do samba, amam o samba...
Mas não gostam do negro.

Espero que um dia isso mude
Como o irmão Malcolm em meus ouvidos ainda prega
E assim, ao invés de ser exceção
Eu faça parte da regra.

Mas hoje o dia é de festa,
Devoção; culto e alegria...
Vou para um Quilombo lá em Osasco
Fortalecer minha negritude para lutar no dia-dia.

Parabéns Projeto Nosso Samba.
Pelos 10 anos de luta, militância, alegria e dor.
Pois com você me sinto poderoso e forte
Decidido a lutar até a morte
Contra as correntes do maldito feitor.


Ricardo Rodrigues (Xirú)

(*) Extraído do Caderno Especial dos 10 anos do PNS

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

MC PNS, DEZ ANOS (1998-2008)

.

MC PNS, DEZ ANOS (1998-2008)

O Nosso Projeto, Samba de alegria por mais um ano de vida, luta, trabalho e dedicação. Estamos comemorando muito, mas muito mesmo, porque foi um ano difícil… Parece que para completar dez anos, precisamos reviver todos os outros nove! Então…, longa foi nossa jornada durante a qual passamos entre gargalhadas e lágrimas; demos muitos recados…, algumas pedradas, acolhemos muitos, mas alguns, ficaram pelo caminho…, fizemos amigos, todos companheiros, negros e brancos, fiéis e guerreiros.

No decorrer destes dez anos, a idéia do nome Projeto ganhou vida, e realmente passou a ser um constante aprimorar-se, transformando o modo de fazer e viver o Samba, para um novo formato, privilegiando o aprendizado e o ensinamento, valorizando a ancestralidade. Compartilhando com Nosso povo, nossas verdades, nossas histórias, nossa cultura.

Nos orgulhamos de cada pedaço desta história. Aprendemos com ela. Crescemos e nos fortalecemos. Chegar até aqui foi uma enorme conquista. Agradecemos a todos que nos apoiaram no decorrer desta longa jornada. Agradecemos também a quem nos desacreditou.

Nós, que fazemos este Movimento que é Cultural, que antes somente uma idéia, apenas um Projeto, convidamos a todos e a todas a fazer parte e a se apropriar deste exercício que é Nosso, de difundir o Samba, que não é apenas música, mas a manifestação de um modo de vida, de luta, de sonhos e realiações.

O Projeto Nosso Samba agradece imensamente a todos que vieram partilhar conosco mais esta vitória. Nosso Muito Obrigado!

Por Lu Santos

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Última Roda de Samba antes do 10º Aniversário!


Salve salve Gente boa gente! É isso aí, neste domingo próximo, 31 de agosto, acontece, na Casa de Angola, a última Roda de Samba do Projeto Nosso Samba, antes de seu Aniversário de 10 anos para o qual , desde já, todos estão convidados, certo?

Assim sendo, nos vemos no dia 31 quando os tambores irão bater forte, preparando os espíritos para a grande celebração de uma década de vida, de luta, de resistência e afirmação de nosso Samba enquanto Cultura. Por hora é isso!

Abraço e...

SAUDAÇÕES SAMBÍSTICAS!!!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Feijoada do Projeto Nosso Samba!



Salve salve salve Gente boa gente do samba ou simpatizante!!!

Lembramos a todos(as) que no domingo dia 06.07.08 haverá a nossa já tradicionalíssima Feijoada (a a ser servido das 12h30 às 15h00) . Os convites podem ser adquiridos com os integrantes do PNS ao preço de R$ 15,00 (quinze reais) por pessoa.

Lembramos ainda que após o almoço haverá a tradicional Roda de Samba do Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de Osasco.

O local do Evento é a Casa de Cultura Afro-Brasileira CASA de ANGOLA, Av. Visc. de Nova Granada, 11 - Bairro Km 18, Osasco - SP. Como chegar? Clique aqui para saber! Contamos com a sua presença!

Abraços e... saudações sambísticas!!!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Projeto Nosso Samba se apresenta na Ação Educativa

Projeto Nosso Samba em apresentação no TUSP em 2007


Salve salve, Gente boa gente!

Vimos convidar a todos(as) para a apresentação do Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de Osasco na Ação Educativa que uma vez por mês convida uma roda de samba de comunidade para apresentar seu trabalho no Espaço de Cultura da mesma.

O evento acontece nesta sexta-feira, 30 de maio, das 19h30 às 21h30, com Entrada Franca. Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque. (11) 3151-2333 ramal 104 ou 166.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

festival de samba de quadra da camisa verde e branco



Gente boa gente!

Desejando um ótimo final de semana, venho reforçar a convocação para todos(as) a estarem na quadra da Gloriosa Verde e Branco da Barra Funda neste sábado 17.05.2008 quando a partir das 14h tem início o FESTIVAL DE SAMBA DE QUADRA DA ALA DE COMPOSITORES DA CAMISA VERDE E BRANCO no qual estarei concorrendo com o samba: CORAÇÃO VERDE E BRANCO (Um Soneto para aminha Escola).

Os detalhes são:

- O Festival de samba-exaltação ao CAMISA VERDE E BRANCO será realizado dia 17.05.08, das 14h00 as 21h00;

- O sorteio da ordem dos sambas a se apresentarem será realizado às 16h00;

- Os votos serão dados em microfone aberto pelos membros da Ala de Compositores da Escola;

- Os sambas serão apresentados duas vezes: a primeira sem votação; a segunda valendo a disputa (com votação);

- As apresentações se constituirão de quatro passagens cada (duas somente com harmonia e duas com harmonia e percussão).

Sua presença e participação é muito importante.

Abraços e... SAUDAÇÕES SAMBÍSTICAS

Selito SD.

Sede: Rua James Holland, 663 - Barra Funda - S.P. - Cep.: 01138-010
Fone/Fax: (11) 3392-4978 / (11) 3392-1621 / (11) 3392-4606

quarta-feira, 2 de abril de 2008

ALMOÇO NO PROJETO NOSSO SAMBA!!!


Salve salve Gente boa gente do samba ou simpatizante!!!

Lembramos a todos(as) que neste domingo dia 13.04.08 haverá o nosso já tradicional almoço (a a ser servido das 12h00 às 15h00) e cujo cardápio desta vez será: Feijão de Corda com Carne Seca. Os convites podem ser adquiridos com os integrantes do PNS ao preço de R$ 15,00 (quinze reais) por pessoa.

Lembramos ainda que após o almoço haverá a tradicional Roda de Samba do Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de Osasco.

O local do Evento é a Casa de Cultura Afro-Brasileira CASA de ANGOLA, Av. Visc. de Nova Granada, 11 - Bairro Km 18, Osasco - SP. Como chegar? Clique aqui para saber! Contamos com a sua presença!

Abraços e... saudações sambísticas!!!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Gelede

Gelede é originalmente uma forma de sociedade secreta feminina de caráter religioso existente nas sociedades tradicionais yorubás. Expressa o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem estar da comunidade.

Gelede é um festival anual homenageando "nossas mães" (awon iya wa), não tanto pela sua maternidade, mas como ancião feminino. Ela ocorre durante a época seca (março-maio) entre os Yorubas do sudoeste da Nigéria e o vizinho Benin.

A máscara (ou adorno de cabeça, uma vez que não cobrem o rosto) é um par de um conjunto usado pelos homens vestidos como mulheres mascaradas para divertir, e aplacar as mães que são consideradas muito poderosas, e podem usar os seus poderes para o bem ou como feitiçaria de efeitos destrutivos.

Gelede é um festival anual que celebra a sabedoria das mães anciãs e mulheres entre os yorubas. O festival inclui máscara (ou adorno de cabeça, uma vez que não cobrem o rosto) usado pelos homens que vestidos como mulheres mascaradas para acalmar as mulheres mais velha da tribo. Dança e música são parte integrante da cerimônia, que utiliza elementos tradicionais da música Yoruba incluindo percussão complexa e músicas. O Gelede é precedido por uma cerimônia chamada Efe, que tem lugar na noite anterior.

Gelede surgiu provavelmente no final do século XVIII ou no início do século XIX. Pode estar associada com a mudança de uma sociedade matriarcal para uma patriarcal, mas então se poderia esperar que tenha origens mais antigas.

A cerimônia Gelede pode também ter lugar nos funerais de membros do culto ou em períodos de seca ou de outras situações graves, que se pensa ter sido trazida por feitiço maléfico.

Artigos

Ligações externas
Alawoye.com Baba'Awo Ifaloju, showcasing Ifa using web media 2.0 (blogs, podcasting, video & photocasting)

----------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 12 de março de 2008

Este mês, principalmente, é de homenagem às Mulheres no PNS!


Salve Gente boa gente! A todos e todas (principalmente) lembramos que neste domingo 16.03 haverá Roda de Samba do PNS na Casa de Angola a partir das 16h00 (popular 4h da tarde). Na ocasião daremos sequência nas homenagens às mulheres.

Estaremos tecendo breves falas sobre diversas personagens femininas, muitas desconhecidas da maioria das pessoas, porém, exemplos de garra e de luta em prol de melhores condições de vida, não só, mas principalmente, para as mulheres que sempre foram e continuam sendo discriminadas em relação aos homens.

A propósito, sempre é bom lembrar que não se trata de no dia da mulher e ou mesmo no mês estarmos festejando pirotecnicamente, mas sim refletirmos, debater e reforçarmos a necessidade de no dia-a-dia nos engajarmos na luta para a transformação geral do estado de coisas vigente... principalmente no que tange à mulher que em relação ao homem está sempre em desvantagem!

Assim, em virtude do 8 de março disponibilizamos abaixo breve histórico sobre a data e sua instituição.


História do Dia Internacional da Mulher

História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade brasileira .


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História

  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.

  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.

  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

domingo tem pns com exposição s/ orixás e início das homenagens às mulheres!!!


Salve Gente boa gente do samba e simpatizantes!!!

Neste domingo, 02.março.2008, tem PROJETO NOSSO SAMBA na CASA de ANGOLA.

Como sempre, a partir das 16h00 o Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de Osasco convida a todos(as) para uma tarde de domingo regada a muito samba. samba que no entender do PNS é a musicalidade, é a fala, é a transmissão, é o aprendizado...

Como já é sabido acontece em nosso Terreiro a Exposição ÓRISÁS - HOMENAGEM de autoria de CARLOS FRANCISCO acompanha de painés que mostram de forma sintética e introdutória um pouco do universo dos Candonblés.

E como neste domingo já estaremos no segundo dia de março, iniciaremos as homenagens às mulheres que terá seguimento mê adentro de modo mais efusivo.

Assim sendo, sua presença é importante, certo?! Então, até domingo.

Abraço e muito Axé/Ntu a todos(as),

PNS.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

projeto nosso samba retoma atividades na casa de angola, neste domingo, 17.02.08, com exposição sobre orixás e sua tradicional roda de samba


Salve salve, Gente boa gente do samba e simpatizantes!

O Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de osasco lhe deseja um excelente ano novo e lhe convida a participar da retomada de suas atividades neste ano de 2008 que dar-se-á neste domingo, 17 de fevereiro a partir das 16h00 com a sua tradicional Roda de Samba.



Carlos Francisco é artísta plástico e ator e diretor teatral, entre outras atividades


Destacamos ainda que abriremos nosso ano com a Exposição: ÓRÍSÁS - HOMENAGENS, de autoria de Carlos Francisco. A mostra trata-se de quinze quadros nos quais são retratados diversas divindades do panteão Iorubá, pintados por meio da técnica pastel seco sobre papel.

Carlos Francisco Rodrigues Machado de Oliveira é ator e responsável técnico pelo Galpão do Folias. A bem da verdade, CARLOS FRANCISCO é um polivalente, uma pessoa que acumula e desenvolve bem diversas atividades. No teatro, onde obteve várias premiações participando de diversos trabalholhos, é ator, assistente de direção, diretor; além de trabalhos realizados em cinema, rádio e televisão. Exerceu ainda, durante a gestão da Prefeita Marta Suplicy em 2004, a função de Produtor Operacional na unidade do CÉU – Centro de ensino unificado - Parque Veredas (Secretaria de Cultura – Prefeitura Municipal de São Paulo). Carlos também tem trabalhos realizados nas Artes Plásticas, como a Exposição ÓRÍSÁS - HOMENAGENS que você pode apreciar em nosso Terreiro, a CasadeAngola.



O Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA em apresentação no Projeto Samba no Maria Antônia (TUSP) em dezembro de 2007 - Foto: Cristina Pinto


E como já foi dito, além da singular oportunidadede conhecer um excelente trabalho artístico, será o momento do reencontro com a família PNSm sua Tradicional Rodade Samba repleta de muita informação histórica e sócio-cultural. Assim sendo, aguardamos sua presença, certo?!

Forte abraço e muito Axé/Ntu!