sábado, 15 de maio de 2010

Butiquim do PROJETO NOSSO SAMBA

Gente boa gente, neste domingo 16.05, a partir das 16h, tem...


- O Butiquim


A idéia do Butiquim é privilegiar o compositor, aprendendo letra e melodia da composição apresentada, sendo que esta será repetida diversas vezes somente com um leve acompanhamento, e com os demais instrumentos somente quando já estiver sendo cantada pelos presentes. A intenção é que todos acompanhem a música, principalmente cantando.


- As Composições


Para que tenhamos condições de aprender as composições apresentadas e dentro do tempo que dispomos, no máximo nove composições serão apresentadas, sendo estas escolhidas antecipadamente pela Comissão e com letra em folha ou caderno.


- Poemas/Poesias


Poderão ser apresentados poemas/poesias, sendo que haverá um tempo destinado a tais obras.


- Conversa com os compositores


Haverá uma conversa com os compositores: sobre sua inspiração ou como desenvolveu suas técnicas de escrita ou melodia, assim como referências. Também conversaremos sobre a(s) composição(ões) apresentada(s), seu significado, pretensão etc.


- Compositores convidados


Serão convidados para conversa e apresentação de alguns de seus sambas (não excedendo a três), compositores conhecidos, ou que já tenham trabalhos desenvolvidos neste sentido, no intuito de diversificarmos estilos, formas, bem como para que sirvam de inspiração para eventuais novos compositores, e para que possamos, ainda, aprender um pouco mais sobre a prática de compor.


- Desafio


Em determinadas rodas será feito um desafio aos compositores para apresentação de composições seguindo uma sinopse previamente fornecida, sendo determinado, além do tema da composição, também o tipo/estilo que ela deverá ser composta. As composições deverão ser entregues até uma data predefinida e farão parte do Butiquim seguinte.


DESAFIO: SAMBA SINCOPADO (SINOPSE).


Escrever um samba no estilo sincopado, e que traga como tema elementos que façam parte do seu próprio cotidiano (pessoas, locais, lugares, acontecimentos, histórias e etc.).


O samba sincopado tem algumas características marcantes quanto a sua interpretação que o diferencia de outros estilos como, por exemplo, em alguns trechos da música, cantar adiantado ou pouco atrasado em relação à harmonia executada pelos instrumentistas. Encaixar frases longas dentro de períodos melódicos mais curtos.


Em sua forma de interpretar, é bem parecido com os famosos sambas de breque. A exemplo de compositores e interpretes enquadrados neste gênero temos: Germano Mathias, Jorge Veiga, João Nogueira, Geraldo Pereira, Miltinho, Wilson Baptista e etc. A idéia é a de estimular as habilidades dos autores de nossa comunidade a escrever sambas dentro de um cenário que tenha a ver com a nossa realidade geográfica, histórica e cultural.


Os sambas podem ser feitos em parcerias, mas devem ser entregues até o dia 27/06/2010.


Roda de 16/05:


- Serão apresentadas sete composições, mesclando algumas que já fizeram parte do PNS, com outras mais recentes;


- Conversaremos sobre Samba sincopado (formato, autores etc), sendo que serão apresentadas três composições, as quais estarão entre as sete, anteriormente descritas;

- Serão apresentadas poesias/poemas de presentes que tenham este interesse;


- Será lançado um desafio aos compositores para que apresentem para a próxima roda, um samba sincopado dentro de uma sinopse que será fornecida;


- Estará presente (a confirmar) o compositor Douglas Germano, também conhecido como “Cuca”, trazendo suas experiências e mostrando algumas de suas obras.


Nenhum comentário: