domingo, 11 de setembro de 2011

Neste domingo 11 de setembro tem Butuquim do Projeto Nosso Samba

SAMBA DE RODA - ATUALIDADE  
Apresentação  
O movimento cultural projeto nosso samba de Osasco, fundado em 28 de setembro de 1998, caracteriza-se por um agrupamento comunitário de sambistas que se reúne quinzenalmente para manter a tradição do samba e partilhar composições próprias, sambas consagrados, poesias e reflexões sobre história e cultura, principalmente no que diz respeito às questões do negro brasileiro. 
A frase acima negritada carrega o espírito que vem desde os primórdios da iniciativa e que está presente neste Butiquim, atividade embrionária do PNS e que hoje ainda é das mais caras ao Movimento.
Gente boa gente do Samba e simpatizantes, desta vez o DESAFIO DO BUTIQUIM DO PNS foi compor um SAMBA DE RODA cujo tema é ATUALIDADE(S). Foram fornecidas umas poucas referências como subsídios, a fim de que os partícipes da jornada atentassem para a riqueza e diversidade dessa variante do Samba e, consequentemente, para a gama de possibilidades a experimentar na criação. 
Objetivou-se que as composições trouxessem em seu bojo, indicativos de que as letras tratam do período presente. A idéia é que, caso a letra seja lida daqui a dez anos ou mais, se possa identificar de que se tratava do período que vivemos atualmente.
A idéia, como é de praxe, é que os compositores sintam-se desafiados, pesquisem, investiguem e, ao final do processo, apresentem sua obra e discorram sobre a empreitada.
O próximo Butiquim será dia: 30/10/11 e o Desafio será apresentado em breve.
Por enquanto é isso!
Abraços e Saudações Sambísticas!!!
SAMBA DE RODA
Se o samba tem uma alma, uma coisa se pode dizer dela: é redonda. A Roda de Samba antecede o samba e é sua matriz física. Não foi o samba que criou a roda, mas o contrário. (Mais...)
 A seguir, a lista das obras apresentadas pelos compositores participantes dessa edição de nosso desafio:
01. O SOPRO SOLANO DE IANSAN (SELITO SD)
02. A COISA “TÁ RUSSA” (PAULINHO PONTES)
03. CAVALO DE TRÓIA (CAIO PRADO)
04. ATE QUANDO (CALIL PRADO)
05. CHEGA LÁ (FÁBIO GOULART) 
06. O DONO DA BOLA ( CAIO PRADO)
07. O GRITO DE UM POVO (THIAGO MONTEIRO / RENATO FONTES / MARCEL MUCCI)
   
08. GOVERNABILIDADE (FÁBIO GOULART)
09. CANDOMBE (SELITO SD)
10. SAMBA AUTENTICO  (CALIL PRADO)
11. E O NOSSO LEVANTE? (CHICO CROZERA)

"não, não basta ter inspiração. não basta fazer uma linda canção. pra cantar samba é preciso muito mais!"  (Candeia)

Nenhum comentário: