sexta-feira, 31 de outubro de 2003

50 anos de camisa verde e branco

Dionísio Barbosa, um folião (?), Tobias e Talismã

Neste último dia 04 a escola de samba Camisa Verde e Branco completou 50 anos.No ano de 1914,mais precisamente no dia 04 de Setembro, nasceu o grupo carnavalesco Barra Funda dando origem a escola, Dionísio Barbosa e um grupo de foliões vestiam camisas verdes e calças brancas e juntos animavam o carnaval das ruas do bairro. Por esse motivo, o bloco ganhou o apelido, que mais tarde tornou oficial.

Eles desfilaram até 1936, depois por motivo político fizeram uma longa pausa, sendo reativado no dia 04 de Setembro de 1953, por Inocêncio Tobias que criou o cordão Camisa Verde e Branco. Desde então esta é a segunda escola de samba de São Paulo a ter faturado mais campeonato, contando com um tetracampeonato na história do carnaval, foi no período de 1974 à 1977. O último título da escola foi no ano de 1993, e no ano de 1996 apresentando problemas no carro alegórico perdeu pontos e foi pela primeira vez rebaixada, para o primeiro grupo, mas no ano seguinte fez um ótimo desfile e foi campeã do grupo I e retornando em 98 para o grupo de elite.

Um dos ícones da escola foi o compositor Ideval Anselmo, que nasceu em Catanduva no interior do Estado de são Paulo, ele é considerado dentro da escola o campeoníssimo compositor, totalizando (9) sambas, sendo, (7) sete sambas conquistados seguidamente, e além dele também tinha o grandioso Octávio da silva, mais conhecido por Talismã ou Mumu, este chegou na Barra Funda em 1967 e construiu uma linda história dentro da escola, além do hino da verde e branco Sou verde e Branco e do hino do Carnaval Paulistano A Biografia do Samba, Talismã compôs os seguintes sambas: há um nome gravado na história – 13 de maio, festa das flores, Sonho Colorido de um Pintor, entre outros.■

Por : Sandro Siano
____________________________________

Fonte : site G.R.E.S.M “Camisa Verde e Branco”.

Nenhum comentário: