sexta-feira, 31 de outubro de 2003

A brevidade de Vassourinha

Vassourinha (foto: cliquemusic)
Mário Ramos, mais conhecido como Vassourinha, nasceu em São Paulo, SP em 16 de maio de 1923.. há variações quanto a origem de seu apelido, mas já era conhecido assim quando iniciou como contínuo da Rádio Record de São Paulo, no ano de 1935, quando também deu início à carreira de cantor, no horário noturno.

Ainda nesse mesmo ano, participou do filme Fazendo Fita, dirigido por Vittorio Capellaro. Na Rádio Record, formou dupla com a cantora Isaura Garcia apresentando-se em circos em shows.

Em 1941 gravou pela Columbia e atuou na Rádio Clube do Brasil no estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano e no de 1942, gravou os seis únicos discos que deixou. O primeiro incluía Juraci (Antônio Almeida e Ciro Monteiro) e Seu Libório (João de Barro e Alberto Ribeiro), fez grande sucesso e o projetou nacionalmente como herdeiro do sambista Luís Barbosa. Entre os demais, destaca-se o samba Emília (Haroldo Barbosa e Wilson Batista), que ratificou seu êxito inicial, além de Amanhã Tem Baile (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira) e Olga (Alberto Ribeiro e Sátiro de Melo).

Vassourinha morreu no dia 03 de agosto de 1942 com apenas 19 anos de idade, ao que parece de osteomielite, deixando apenas 12 fotos e uma diminuta discografia (reeditada mais tarde em LP da Musicolor), o suficiente para ser tido como um dos maiores sambistas brasileiros.■
Sandro Siano - Fonte: E. M. B.

Nenhum comentário: