sexta-feira, 31 de outubro de 2003

Grande dama do samba no PNS

Tia Surica.

Se o arauto porventura anunciar à: Iranete Ferreira Barcellos! Decerto, no breve momento antecessor à aparição da mesma, a platéia há de por-se apreensiva e um tanto curiosa então se perguntará: Quem será a proeminente figura, a grande dama?!

Contudo, se ao menos no universo da samba, nada pequeno, a anunciada for: "Surica, Tia Surica!" Aí os amantes do samba, portelenses ou não, render-se-ão à esta que é, incontestavelmente, uma das grandes damas, uma das grandes divas do nosso velho e bom samba, da nossa cultura brasileira e popular.

Essa divina pastora da Águia Alva e Celeste de Madureira, também considerada a memória viva da Velha Guarda e da própria Portela, esteve no domingo 10.08.03 no do Projeto Nosso Samba e quem esteve presente pode apreciar a batucada gostosa e envolvente da roda do, PNS temperada pela bela voz de Tia Surica.

Aos 4 anos de idade, levada por seus pais, desfilou pela 1ª vez na ala infantil das baianas da Portela e nunca mais deixou de sair na escola da qual sente imenso orgulho.

Além de passista, Surica foi crooner e desde 1970, instituída a Velha Guarda, passou a integrá-la. Em 1986 participou da LP Grandes Sambistas, em 1988 participou do disco em homenagem a Paulo da Portela e em 2000 do CD Tudo Azul, sempre com a Velha Guarda da Portela com a qual participou ainda de gravações junto á inúmeros artistas como: Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, e outros mais... Participou ainda dos filmes: Se Tu Fores e Paulinho da Viola: Meu Tempo é Hoje, este de lançamento recente.

Também conhecida pelo talento na arte culinária, é exímia cozinheira (No cardápio, destaque para a feijoada, o mocotó, o angu à baiana e outras iguarias), Surica gosta de dizer: “Eu faço parte do samba e sem ele eu não sou ninguém!” e vem se apresentando tanto com a Velha Guarda como em trabalho solo, representando com muita dignidade à Ele que nos põe, a nós, juntos, reunidos e engajados, a saber: O Samba!

Assim, em nome do Projeto Nosso Samba: SALVE O SAMBA! SALVE A PORTELA! SALVE A VELHA GUARDA DA PORTELA! SALVE TIA SURICA!■
Selito SD
_______________________________
FONTE: Samba News / Correio Basiliense(site)

Nenhum comentário: