terça-feira, 18 de outubro de 2005

Walter Limonada: Colei nas Provas de História!

por: Walter Limonada

Por favor, não se deixem enganar pelo titulo desse texto, pensando que isso é uma apologia a favor da cola nas provas escolares.

Muito pelo contrário, porque senão, eu mesmo estaria me contradizendo, pois, eu sou totalmente a favor e incentivador do estudo e auto-conhecimento.Mas, no meu tempo de estudante, (que não faz tanto tempo assim), eu tinha que estudar coisas nos livros de História, que eram coisas que eu não apreciava de jeito nenhum.Que pena que na época em que eu estava na sexta série, eu não tinha a mentalidade que eu tenho nos dias atuais... mas, eu já fazia os meus questionamentos.

Principalmente porque o tempo foi passando, passando, e quando eu cheguei na oitava série, a professora de História, nos passava matérias que ainda estavam nos livros da quinta série, vê se pode?

E quando eu cheguei no colegial era a mesma coisa, ou até pior...Pra vocês terem uma idéia, eu completei o terceiro colegial, estudando História nos livros de oitava série, é mole ?!?

E aqueles tipos de livros eram horríveis, pois, as fotos ou desenhos de pessoas negras que apareciam, eram só de negros sendo chicoteados, acorrentados, apanhando, mal vestido, sujo, enfim... Só imagens negativas. Então eu só abria esses livros na aula por obrigação.

Pois, como é que uma criança ou um adolescente negro vai ter alguma identificação com esse tipo de livro?! Onde não havia uma foto sequer de um negro se dando bem, muito menos um texto escrito exaltando o valor do povo Africano. Eu realmente não tinha motivos pra me espelhar em nada daqueles malditos livros.Tinha consciência que o povo negro sofreu muitos maus tratos mesmo, mas, sabia que tinha um outro lado da moeda que não era mostrado.

Sem brincadeira nenhuma, nos meus tempos de estudante a única matéria que me dava raiva e nenhum pingo de motivação para estudar foi História.

Eu só passei a me interessar por História, após ter me aprofundado pra valer no movimento hip-hop.

Pois, só então eu fui correr atrás do conhecimento lendo livros que realmente falavam sobre a luta e resistência do povo negro e também freqüentando diversas palestras e debates.Luto para que as futuras gerações tenham aulas VERDADEIRAS de História, nas escolas. A informação não pode ficar sendo mais omitida, como foi pro pessoal da minha geração.E é por essas e outras, que hoje eu estufo o peito, ergo a minha cabeça e digo com muito orgulho, alto e em bom tom: "Colei nas provas de história, sim!"
_________________________________________________________
Walter Limonada é raper e comentarista do Espaço Rap.
O texto acima pode ser acessado no site do PC do B

ou no site do autor:
http://www.wlimonada.hpg.ig.com.br/

Nenhum comentário: