domingo, 23 de outubro de 2005

ISAMEL SILVA: 100 anos

O Estácio, da década de 20, era um reduto de bons compositores como: Rubem Barcelos, seu irmão Bide, Marçal, Edgard Marcelino, Brancura, Nilton Bastos entre outros, que promoviam famosas rodas de samba.

Dentre os grandes compositores do Estácio, devemos destacar Milton de Oliveira Ismael Silva, mais conhecido por Ismael Silva, nascido em 14 de setembro de 1905 e falecido em 14 de março de 1978.

Visando uma modificação no formato do carnaval carioca, que era considerado muito violento; mantinha um ritmo lento, não agradando aos novos foliões; e ainda sofria com a perseguição da polícia, em 1928, Ismael Silva e seus companheiros formaram o bloco carnavalesco “Deixa Falar”, que desfilou no ano seguinte ao som de um ritmo mais acelerado do que ao dos ranchos, exibindo surdos e tamborins marcando o novo andamento.

A inclusão de surdos e tamborins modificou a forma maxixada e lenta dos carnavais da época. O bloco “Deixa Falar” foi o precursor das atuais Escolas de Samba e alvo de muitas críticas. Às criticas recebidas, os sambistas do Estácio respondiam: “deixa falar”.

Já a palavra “escola”, segundo Ismael, surgiu baseada no fato de haver uma escola de ensino normal nas imediações do bairro. Se aquela era uma escola normal, que formaria professores para a rede escolar, a “Deixa Falar” seria uma Escola de Samba, formando professores de samba. O Último desfile da escola foi em 1931.

Nos anos 30 Ismael Silva se tornou uma figura lendária no mundo do samba carioca. Seus sambas foram gravados com muito sucesso pelos cantores mais populares da época.
Já nos anos 60, freqüentava o bar Zicartola e se apresentou em programas de televisão, tornando-se conhecido às outras gerações.

Morreu em uma casa humilde no centro do Rio de Janeiro, sem fama nem dinheiro.

Nenhum comentário: