segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GOIABADA CASCÃO EM CAIXA

(Américo Frigo)

Muito tempo atrás, assisti uma entrevista do poeta João Nogueira, quando ele afirmou que em sua juventude frequentava as reuniões da ala de compositores da Portela, realizadas nas tardes de domingo na quadra da escola. Fiquei imaginando como poderia ser um encontro daqueles, com a fina flôr do sacerdócio do samba de Osvaldo Cruz, no ninho da Águia Guerreira. Senti inveja do poeta !

A vida nos traz surpresas e, muito tempo depois disso, também numa tarde de domingo, fui levado pelos bons ventos do samba, a conhecer o terreiro do Projeto Nosso Samba, na Casa de Angola, hoje templo sagrado do samba osasquense. A vibração era a mais agradável possível: tambores, cordas e o trinado das pastoras completavam-se magicamente. Emoção pura. Olhava para os lados e vi que tantas outras pessoas ali se emocionavam. Quantas vezes não vi gente chorando de alegria, contagiados pela qualidade do samba.

Percebi que tinha encontrado a "goiabada cascão em caixa - coisa fina que ninguém mais acha" e, não teve jeito, não saí mais de lá.


9º Aniversário do PNS na Casa de Angola, 2007.

Família Projeto Nosso Samba, sua garra e determinação permitiu escrever esta honrada história de 11 anos de atividades dedicadas ao samba, braço direito da legítima arte negra brasileira. Que seu ânimo jamais seja abalado e que possa continuar sendo guardiã de tão nobre ideal. Assim esperam todos os amantes do samba !

E que venham muitos outros aniversários. Com a licença dos nkisis.

Nenhum comentário: