segunda-feira, 5 de outubro de 2009

JONGO

Jongo é uma manifestação cultural essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.

Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças de umbigada' (sendo portanto aparentada com o 'Semba' ou 'Masemba' de Angola), o Jongo foi trazido para o Brasil por negros bantu, seqüestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, na região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola.



Jonfo - Fonte: http://www.umbandafest.com.br/


Composto por música e dança características, animadas por poetas que se desafiam por meio da improvisação, ali, no momento, com cantigas ou pontos enigmáticos ('amarrados'), o Jongo tem, provavelmente, como uma de suas origens mais remotas (pelo menos no que diz respeito á estrutura dos pontos cantados) o tradicional jogo de adivinhas angolano, denominado Jinongonongo. Uma característica essencial da linguagem do Jongo é a utilização de símbolos que, além de manter o sentido cifrado, possuem função supostamente mágica, provocando, fenômenos paranormais. Dentre os mais evidentes pode-se citar o fogo, com o qual são afinados os instrumentos; os tambores, que são consagrados e considerados como ancestrais da comunidade; a dança em círculos com um casal ao centro, que remete à fertilidade; sem esquecer, é claro, as ricas metáforas utilizadas pelos jongueiros para compor seus "pontos" e cujo sentido é inacessível para os não-iniciados.

Hoje em dia podem participar do Jongo homens e mulheres, mas esta participação, em sua forma original era rigorosamente restrita aos iniciados ou mais experientes da comunidade. Este fator relaciona-se a normas éticas e sociais bastante comuns em diversas outras sociedades tradicionais - como as indígenas americanas - baseadas no respeito e obediência a um conselho de indivíduos 'mais velhos' e no 'culto aos ancestrais'.

Pesquisas históricas indicam que o Jongo possui, na sua origem, relações com o hábito recorrente das culturas africanas de expressão bantu, durante o período colonial, de criar diversas comunidades, semelhantes a sociedades secretas e seitas político-religiosas especializadas, dentre as quais podemos citar até mesmo irmandades católicas, como a Congada. Estas fraternidades tiveram importante papel na resistência à escravidão, como modo de comunicação e organização, e até mesmo comprando e alforriando escravos.

Dançado e cantado outrora com o acompanhamento de urucungo (arco musical bantu, que originou o atual berimbau), viola e pandeiro, além de três tambores consagrados, utilizados até os nossos dias, chamados de Tambu ou 'Caxambu', o maior - que dá nome a manifestação em algumas regiões - 'Candongueiro', o menor e o tambor de fricção 'Ngoma-puíta' (uma espécie de cuíca muito grande), o Jongo é ainda hoje bastante praticado em diversas cidades de sua região original: o Vale do Paraíba na Região Sudeste do Brasil, ao sul do estado do Rio de Janeiro e ao norte do estado de São Paulo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

LÁ NA ROÇA
(Candeia)

Bendito, louvado seja...
Bendito, louvado seja...

Lá na roça, no mês de Maria
(Bendito, louvado seja)
Festejamos de noite e de dia
Na barraca do Zebedeu, o leiloeiro sou eu

Então quando é noite de luar
Se ouve o cantador a cantar
E todo mês de Maria, na roça temos alegria
Festejamos em todo o arraia

Cantador cantando, Crianças brincando
Outros na capela de joelhos rezando
Vamos levando a vida que Deus do céu mandou
Agradecendo a vida, que Deus do céu mandou

Que Deus do céu mandou, ô ô ô ô
Que Deus do céu mandou, ô ô ô ô

Vou me embora já desta cidade
Vou pra roça buscar liberdade
Aqui nem posso respirar
Ai, que saudade de lá...

Aqui se mata até por dinheiro
O povo da roça é mais maneiro
Lá a gente é mais gente
E a felicidade, lá é total e permanente

Cantador cantando, violeiros tocando
Outros na capela de joelhos rezando
Agradecendo a vida que Deus do céu mandou
Vamos levando a vida que Deus do céu mandou

Que Deus do céu mandou, ô ô ô ô
Que Deus do céu mandou, ô ô ô ô
Bendito, louvado seja (contra canto)



Nenhum comentário: