segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto Nosso Samba - Especial 11anos

Movimento Cultural

PROJETO NOSSO SAMBA

Caderno especial – 11 anos

Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA na CASA DE ANGOLA

Osasco - SP - Brasil

http://www.projetonossosamba.org/

Outubro de 2009



APRESENTAÇÃO

Salve, salve, Gente boa gente do samba e simpatizantes!

Estamos celebrando os 11 anos de vida, de história, de luta do Movimento Cultural PROJETO NOSSO SAMBA de Osasco. Estamos, pois na pré-adolescência, etapa importante da vida, do processo de autoconstrução de nosso grupo comunitário. Após os dez anos e cumpridas uma série de etapas projetadas e efetivadas, vivemos um momento de profunda reflexão, no sentido de buscar a partir de debates, discussões entre nossos convivas, idéias novas e ou renovadas geradoras de novos projetos a serem encampados na seqüência do processo de transformação do mundo em que vivemos... transformação que deve acontecer, primeiramente, dentro de cada um de nós para que posteriormente possa então de modo efetivo e consistente ser aplicada às coisas do mundo externo a nós outros.

Bem... Após este breve preâmbulo pseudo-filosófico vou de vez ao que interessa que é apresentar-lhes nosso Caderno Especial do 11º Aniversário, para o qual adotamos como tema os ritmos brasileiros. A bem da verdade, alguns dos ritmos brasileiros, da ancestralidade do samba à variantes deste, a saber: jongo, coco, samba de roda, maxixe, ijexá, samba de bumbo, calango, samba de breque, samba enredo, samba exaltação, samba de partido alto e samba de terreiro. A idéia é brincar informando, mostrando, de modo didático e descontraído a riqueza do legado cultural afro-brasileiro.

Compõem esta edição, revisada por Lu Santos e Fábio Goulart, os textos de: Fábio Goulart que versa sobre o espírito reinante nesse processo que é o Projeto Nosso Samba; Américo Frigo que descreve sobre seu encontro com o Projeto Nosso Samba e sua impressão primeira da comunidade; Thiago Mendonça apresenta seu documentário sobre o bairro de Santa Ifigênia que passa pelo processo de destruição de sua história ligada aos socialmente desvalidos, em favor, mais uma vez, dos abastados; Francisco Crozera que discorre sobre o samba e suas origens; e um apanhado de outros breves textos versando sobre ritmos selecionados e colhidos por Izabel Borges. Há uma série interessante de fotos e imagens que foram colhidas na internet, algumas e outras são de arquivo do PNS. Algumas foram cedidas por Thiago Mendonça e a maior parte delas é de autoria de Regyna Santos.

Os textos sobre os ritmos estão acompanhados, quase todos, de músicas que serão interpretadas por nossa tradicional Roda de Samba, a maior parte, composições de autores do Projeto Nosso Samba, mas não só, algumas composições consagradas por baluartes de nossa cultura também aqui constam e serão entoadas em nossa kizomba.

Para finalizar, todos(as) são bem-vindos(as) ao nosso Terreiro e estão convidados(as) a partilhar conosco da vital energia que paira sobre este chão. Sintam-se acolhidos(as) e abraçados(as)!

Saudações Sambísticas!!!

Selito SD


Índice (acesse os demais textos pelos links abaixo)

ESTE É O NOSSO CHÃO

GOIABADA CASCÃO EM CAIXA

SANTA IFIGÊNIA E SEUS PECADOS

SAMBA E SUAS ORIGENS


JONGO

COCO (DANÇA)

SAMBA DE RODA

MAXIXE

IJEXÁ

SAMBA DE BUMBO

CALANGO

SAMBA DE BREQUE

SAMBA-ENREDO

SAMBA EXALTAÇÃO

SAMBA DE PARTIDO-ALTO

SAMBAS DO TERREIRO

Nenhum comentário: