segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SAMBA DE RODA



Samba de roda – fonte: http://3.bp.blogspot.com


Samba de roda é uma variante musical mais primitiva do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente no século XIX.

O samba de roda é um estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas.

O Samba de Roda é uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba é praticado, principalmente, na região do Recôncavo. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, já na sua condição de Distrito Federal, se tornou conhecido como a capital mundial do samba brasileiro, porque foi nesta cidade onde o samba se evoluiu, adquiriu sua diversidade artística e estabeleceu, na zona urbana, como um movimento de inegável valor social, como um meio dos negros enfrentarem a perseguição policial e a rejeição social, que via nas manifestações culturais negras uma suposta violação dos valores morais, atribuindo a elas desde a simples algazarra até a supostos rituais demoníacos, imagem distorcida que os racistas atribuíram ao candomblé, que na verdade era a expressão religiosa dos povos negros, de inegável importância para seu povo.

De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca. A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.

O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. A cultura portuguesa está também presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


VAI INCENDIAR
(Fábio Goulart)

Prepare a roda
Que o samba já vai começar,
Chame as pastoras
Que o samba já vai começar,
Aperte os couros
Que o samba já vai começar,
Afine as cordas
Que o samba já vai começar.

Vem na cadência do samba
Que o samba te chama... Eu vou!
Ta no compasso do samba
Que o samba é chama... Eu tô!

E se é chama o samba vai incendiar,
Vai incendiar

E incendeia quem fica e quem passa
Cuidado não derruba a cachaça,
Traga um quitute da Dona Graça,
Onde está Dona Clívia que não chegou.

Meu samba é ancestral não é moda,
Quero muito respeito com a roda
Traga um sorriso no rosto
Que o samba é alegria.



BATUQUE FEITICEIRO
(Candeia)

Rodou na saia (rodou, rodou)
Pisou na areia (pisou, pisou)
Com seus olhinhos de azeviche
A morena me enfeitiçou
E a batucada... (continuou)
De madrugada... (o galo cantou)
O sol brilhou e morena em meus braços
Então descansou

O que será esse batuque feiticeiro
Ele é um samba com viola e com pandeiro

Quando ele chega a gente fica
Gente pobre e gente rica
Todos cantam, todos sambam sem parar
E se Papai do céu quisesse
Ai que bom se eu pudesse
Viveria noite e dia a sambar...

(rodou, rodou)

Nenhum comentário: